UNETVALETyucoTerrazaAndre Pneushotel vale

Nenhum comentário

24/04/2019 16:33

Missao Radical!!!

A radicalidade das Missoes Jesuiticas no Paraguai!!!

Por Narbal Andriani Junior e Christiane Mueller

Quando falamos a palavra "Radical", acreditamos que a grande maioria das pessoas, irao associa-la ao algo relacionado a uma modalidade de esporte, a adrenalina, riscos.  Em parte estao certas, se for usada como adjetivo. Quanto ao substantivo, melhor nem comentarmos, pois de intrasigencia, e porque nao dizer teimosia, o mundo esta atualmente meio que saturado. Pois bem, o adjetivo poderia ser facilmente aplicado a fundacao de todas as Reducoes Jesuiticas. Sera que existiria algo mais radical do que cortar perfeitamente imensos blocos de arenito, transporta-los, e ainda encaixa-los formando imensas paredes, alinhadas e seguras? Claro sem falar na radicalidade de sobreviver em meio ao nada, cercados por doencas, animais ferozes e peconhentos, com pouco ou quase nada de conhecimento tecnico. Com certeza, os padres e os nativos foram radicais. E acredito que nos fomos tambem ao longo desses anos de "aventura" mundo afora : acampamentos selvagens na Africa, bunge jumps gigantes, descida de grandes ondas, rafiting, voos de parapente, travessia de rios repletos de jacares, horas e mais horas de pedaladas sem comida e sem agua e por ai afora. A radicalidade esta definitivamente entranhanda em nos, e consequentemente passou ao nosso pequeno rebento. Assim sendo tivemos a oportunidade, de conhecer o Museo del Arbol, uma imensa e linda area, as margens do Parana, destinada a circuitos radicais, na cidade de Nueva Alborada, Paraguai. Radicalmente partimos para o circuito, comecando com um linda trilha pela mata preservada chegando ate um grande abismo com o Paranazao de fundo. Ali a adrelina comecou a subir. Com Pedro sentado no colo no pai, um gigante pendulo partiu ficando os dois no ar, tendo apenas a grande falesia como testemunha. Continuamos dali, pela mata, chegando na primeira tirolesa que igualmente cruzava um pequeno cannion. Pedro, ja experiente no assunto, nao contentou-se em ir com a mae, naturalmente apreenssiva diga-se de passagem, exigindo mais uma travessia com o pai. Tudo e claro com muita seguranca, pois nao eramos "loucos" a ponto de expor a mais radical de todas as experiencias vividas por nos : criar e educar um filho!!! Mas o melhor havia sido reservado para o final. Chegando a mais um imenso abismo, nos deparamos com uma bicicleta adapatada sobre um cabo de aco. Estavamos pela primeira vez, diante de uma biketirolesa. Confessamos que depois de Pedro, sem sombra de duvidas foi uma das experiencias mais adrenalizantes de nossas vidas. No meio da travessia, sem olhar muito pra baixo e claro, tem-se a nitida sensacao de se estar pedalando no ar, talvez voando como as criancas do epico ET. Extasiados armamos acampamento no local, e passamos uma linda noite, absolutamente sos na imensa area de floresta preservada. Na manha seguinte, com imensos sorrisos nos rostos, chegamos a conclusao de que um pouco de radicalidade faz bem ao ser humano. Alias pode ser fundamental, nao e mesmo guaranis?

Agradecimentos : A toda a equipe do Museo del Arbol, pela acolhida, assitencia e suporte durante nossa estadia.

Proximo Trecho : Com um pouco menos de radicalidade, apenas um pouco menos, partimos para coonhecer a igualmente radical Missao de Jesus de Tavarangue. Abracos e ate!!!